31 Anos icone

Informes

20/10/2007

Setor Automotivo cresce e ganha atenção especial dos bancos - Programas especiais para atualização/modernização ou expansão no setor de hotelaria - Incentivos financeiros para o meio ambiente - Ações de comunicação e marketing também podem ser financiadas - BNB se prepara para lançar o FNE Franquias - Os programas do BNB e do BNDES podem ser consultados pelos sites:

 

Setor Automotivo cresce e ganha atenção especial dos bancos

A demanda no setor automobilístico aumentou bastante nos últimos anos por conta do cenário de maior estabilidade econômica, caracterizado por juros decrescentes e longos prazos para pagamento. Os negócios andam muito aquecidos. Assim, as revendedoras de motos, automóveis e caminhões estão relocalizando-se, modernizando-se e expandindo suas instalações para aproveitar o boom de mercado. Elas estão recorrendo aos programas de financiamento que bancos de desenvolvimento, como BNDES e BNB oferecem. São operações com encargos reduzidos (máximo de 10% a.a.) e de longo prazo para amortização (de 60 até 96 meses) que viabilizam os novos investimentos e garantem a competitividade das empresas e a manutenção do seu capital de giro.

 

 

Programas especiais para atualização/modernização ou expansão no setor de hotelaria

No segmento de hotelaria, renovar e atualizar equipamentos é uma necessidade constante. São enxovais (cama, mesa e banho), porcelanas, tapeçarias, iluminação, sistema de condicionamento de ar e aquecimento da água que precisam estar em ótimo estado de conservação e em pleno funcionamento. Através de mecanização e automatização nos processos, é possível uma redução significativa nos custos dos hotéis, o que torna o preço da diária mais atrativo. Para essa atualização, expansão ou também implantação de novos empreendimentos, o BNDES disponibiliza um programa especial e há ainda o PROATUR/FNE do BNB, que proporciona financiamento com longo prazo para amortização (carência de até 4 anos e amortização de até 8 anos) e encargos efetivos anuais de, em média, 8% para o setor. Está em estudo no BNB, a ampliação do prazo total de amortização de 12 para 15 anos.

 

 

Incentivos financeiros para o meio ambiente

Medidas de preservação do meio ambiente já se tornaram preocupações constantes nas empresas. Para promover os investimentos na área, os bancos de desenvolvimento criaram linhas de financiamento específicas, como o meio ambiente do BNDES e o FNE-Verde do BNB, que apóia: reflorestamento ou florestamento com fins comerciais; geração de energia alternativa (solar, eólica, de biomassa e biodiesel) e reconversão energética com ganhos ambientais; projetos de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos domiciliares, comerciais, industriais e hospitalares; e produção de cosméticos, remédios e outros produtos fitoterápicos oriundos da flora regional. O prazo de carência dessa linha de crédito pode chegar a 8 anos, com prazo de amortização total de 20 anos e encargos efetivos anuais de, em média, 8%. Os recursos financiados pelos bancos podem ser usados para reversão de quadros de degradação ambiental, na utilização de tecnologias mais limpas na produção, controle da poluição, redução de rejeitos e reciclagem de materiais. Os projetos devem conciliar políticas operacionais da organização e o cumprimento da legislação ambiental em vigor, inclusive no tocante ao cumprimento da responsabilidade social da propriedade.

 

 

Ações de comunicação e marketing também podem ser financiadas

Além do financiamento dos tradicionais ativos tangíveis (construção civil, máquinas, equipamentos etc), os bancos de desenvolvimento também contemplam os intangíveis. São exemplos desses financiamentos: capacitação de funcionários, cursos, treinamentos, sistemas de gerenciamento, lançamentos de produtos, serviços e realização de promoções nos pontos de vendas associadas à implantação de novos negócios e conquistas de mercados. Os investimentos financiáveis podem ser na área de pesquisa de mercado, em operações de concepção, estudo, criação, distribuição de campanhas publicitárias, elaboração de outros elementos de comunicação visual, além de consultoria de marketing. Na área de marketing, só não há financiamento para a veiculação.

 

 

BNB se prepara para lançar o FNE Franquias

Em 2008, o BNB deverá lançar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) Franquias, uma linha de financiamento para micro e pequenas empresas. O programa é uma simplificação que oferece uma série de benefícios aos franqueados, como a ampliação da análise de crédito e a facilitação para sua liberação. Ainda em estudo, o plano provavelmente aplicará taxas de 7,25% ao ano, com prazo de 12 anos para pagamento e até quatro anos de carência, dependendo da atividade econômica da empresa. Os financiamentos contemplarão também o capital de giro associado e a modernização de instalações.

 

 

Os programas do BNB e do BNDES podem ser consultados pelos sites:

BNB: www.bnb.gov.br BNDES: www.bndes.gov.br



« voltar