31 Anos icone

Informes

28/01/2010

Recuperação de Capitais - Imóveis Destinados a Locação - Hotelaria - Turismo - PPP - Parcerias Público-Privadas - 1% de ICMS e-commerce - Crédito de Carbono

 

Recuperação de Capitais

Excelente novidade do Banco do Nordeste é o financiamento pelo FNE – BNB para recuperação de capitais investidos nos últimos seis meses, antes da apresentação da consulta prévia ou proposta de financiamento ao Banco, exceto para crédito rural.

 

 

Imóveis Destinados a Locação

O Banco do Nordeste irá possibilitar o financiamento de construção ou reforma de empreendimentos do tipo áreas multiusos, condomínios de galpões modulares, supermercados, hospitais, hotéis shopping Center e faculdades, dentre outros, que contemplem compartilhamento de suas áreas físicas, por aluguel, para uso de terceiros.

 

 

Hotelaria - Turismo

O Banco do Nordeste expandiu o prazo de financiamento para implantação de hotéis de 12 para 20 anos e para os investimentos em reformas, modernizações (Retrofit) e ampliações para até 15 anos.

O BNDES destinou R$ 1 bilhão à construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis. O prazo para amortização será de até 15 anos, além dos 3 anos de carência, totalizando 18 anos, para novos empreendimentos. Para modernização de unidades existentes, será de até 12 anos. O faturamento do negócio sendo de até R$ 60 milhões, o BNDES pode financiar 100% do investimento.

 

 

PPP – Parcerias Público-Privadas

O Banco do Nordeste está apoiando estados e municípios na organização e estruturação de PPP’s, visando incrementar financiamentos de projetos de infra-estrutura no Nordeste.

 

 

1% de ICMS e-commerce

A Paraíba está cobrando apenas 1% de ICMS para as vendas interestaduais realizadas por e-commerce e/ou call center, independente de serem para não contribuintes. A Secretaria da Receita da Paraíba dá 11% de crédito presumido nas vendas interestaduais efetuadas para contribuintes do ICMS e 16% para os não contribuintes (pessoas físicas, empresas que não possuem inscrição estadual, etc).

Para o comércio Atacadista/Distribuidor nas vendas interestaduais efetuadas para contribuintes do ICMS, continua cobrando também apenas 1% do valor de venda. Para o Atacadista/Importador só 5% do valor da importação, pois concede 12% de crédito presumido de ICMS nas vendas interestaduais.

 

 

Crédito de Carbono

Muitas empresas de médio e grande porte, líderes no mercado em que atuam, e as que possuem imagem positiva, estão se estruturando junto a sua gestão de meio ambiente, para darem início ao inventário de emissões dos gases efeito estufa, visando apelo mercadológico e iniciarem plano de redução e neutralização de emissões, além, conforme o caso, de realização de projeto de compensação de emissões para que  suas organizações obtenham o selo "Emissão Zero".

A Di Cavalcanti e a Enerbio Consultoria estão realizando trabalhos técnicos quanto aos referidos inventários. O inventário é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma cultura corporativa ambientalista sustentável que ajudará a preparar as empresas para o futuro em uma economia de baixo carbono.

 



« voltar